sábado, 28 de março de 2015

Romantismo – A Tuberculose

O mal do século e sua relação com os pintores e artistas românticos

A tuberculose e os artistas do século XIX.
Bacilo de Koch
BACILO DE KOCH
 

                   No século XIX, estima-se que 25% da população tinha tuberculose. O mal do século não possuía, à época, tratamento. Muitos poetas, escritores e pintores foram acometidos pela doença, como Delacroix e William Turner. Por atingir tantos artistas, criou-se uma mítica de que a doença era perigosa especialmente para as pessoas de grande sensibilidade, como um mal do amor. A tuberculose acabou por caracterizar o movimento cultural do romantismo.
                  Tanto, que criou moda. Subitamente, os padrões estéticos assumiram ares doentios: para serem considerados belos, homens e mulheres deveriam ser magros, pálidos, com olhos encovados. Refletiam a fragilidade humana, o gosto pela noite, a maldição da juventude perdida. Pessoas com esta aparência reconheciam-se como afins. Eram românticos por excelência.
                   Mas por que a tuberculose atingia este grupo específico de pessoas, os artistas? Por causa de seus hábitos desregrados de vida. A tuberculose é uma doença contagiosa, causada por uma bactéria. Pessoas com má alimentação, sedentárias e dependentes de álcool e fumo têm maiores chances de desenvolver a doença. Além disso, os jovens ou passavam muito tempo em lugares fechados, com pouca ventilação e grande circulação de pessoas – bares e tavernas – ou se reuniam à noite a céu aberto, em lugares como cemitérios e praças. Como a moda ditava o uso de grandes decotes para as mulheres e nenhum agasalho para os homens (os românticos deveriam sofrer as agruras da natureza, e não se esconder delas), o corpo era castigado pelo frio e pela chuva.
              Outros artistas que foram atacados pela tuberculose: Edgar Allan Poe, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Tchecov, Geroge Orwell, Emily Bronte, José de Alencar, Manuel Bandeira, John Keats, dentre outros.

Texto encontrado no: http://abstracaocoletiva.com.br/2012/11/05/o-romantismo-e-a-tuberculose/

Um comentário:

  1. nao sabia que muitos artistas tinham sido infectados com a Tuberculose

    ResponderExcluir