sábado, 28 de março de 2015

Características do romantismo, pinturas do romantismo

Principais características da pintura no romantismo.

A Liberdade Guiando o Povo, Delacroix
A Liberdade Guiando o Povo, Delacroix
 
O romantismo é um movimento artístico surgido na Europa, nas últimas décadas do século XVIII. O romantismo surge em reação ao racionalismo do movimento neoclássico. Os pintores do romantismo buscam inspirar com a sua obra emoções fortes, baseadas em visões subjetivas de mundo.

 

Principais pintores:

 
  • Francisco de Goya:
 
 O Sacrifício de Priapus (1771) 
Goya nasceu em uma pequena aldeia nas montanhas, com apenas 100 habitantes, e trabalhou no campo, durante sua infância. Sua família mudou-se para Zaragoza em 1760. Goya estuda pintura com José Luzan, que além de pintor era “revisor de pinturas desonestas” para o tribunal da Inquisição. Goya passa a residir em Madri por volta de 1764, e tenta por duas vezes ingressar na Academia Real, sendo preterido. No início da década de 1770, visita a Itália e obtém o segundo lugar no concurso da Academia de Belas Artes de Parma. De volta a Zaragoza, em 1771, é incumbido de realizar a decoração do teto da Igreja de Nossa Senhora do Pilar. O sucesso da obra abre-lhe caminho para outras encomendas. Embora desde o início Goya demonstre pouca inclinação para os temas mitológicos e religiosos, adere ao neoclassicismo em voga em sua época.

O Sacrifício para Priapus
O Sacrifício para Priapus, 1771


  • Caspar David Friedrich:

Zwei Männer in Betrachtung des Mondes (1794-1798)

Em 1790, Friedrich tem suas primeiras aulas de desenho com o mestre Johann Gottfried Quistorp, na Universidade de Greifswald. Em 1794, inscreve-se na Academia de Artes de Kopenhagen. Lá, tem aulas com mestres seguidores do movimento Sturm and Dang, que propõe temáticas do folclore nórdicos para a pintura nacionalista e romântica.

Zwei Männer in Betrachtung des Mondes, 1794-1798
Zwei Männer in Betrachtung des Mondes, 1794-1798

  • William Turner:
View of the Archbishop’s Palace, Lambeth (1790)

Turner vinha de uma família modesta. Talento precoce, com apenas 14 anos foi admitido na Royal Academy of Arts, como estudante. Suas obras iniciais seguiam a tradição paisagística topográfica de representar fielmente lugares reais. Tais obras garantiram, desde cedo, sua independência financeira.

View of the Archbishop’s Palace, Lambeth, 1790

View of the Archbishop’s Palace, Lambeth, 1790

  • John Constable:

Dedham Chucr and Vale (1800)

 

Constable trabalhou um tempo com o seu pai, cuidando de moinhos de vento. Neste ofício, aprendeu a prever fenômenos meteorológicos, bem como a observar o clima e o céu. Ingressou em 1799 na Royal Academy, em Londres. Desde o início, fez da natureza o seu tema principal. 

Dedham Church and Vale, 1800
Dedham Church and Vale, 1800


  • Eugène Delacroix:
A Barca de Dante (1822)

Delacroix fica órfão muito cedo, seu pai morre em 1805 e sua mãe, em 1814. Em 1816, após receber uma educação primorosa, um tio seu, Henri Riesner, o indica ao atelier de Pierre Guérin. Guérin é um pintor pouco severo, e não limita as tendências de seus alunos. Assim, em “A Barca de Dante”, Delacroix nos apresenta a personagens de rostos horripilantes e cores fantasmagóricas, em uma atmosfera repleta de drama. A inspiração literária não o leva a criar uma obra ilustrativa, mas emotiva ao extremo. A beleza e o sereno deleite dos sentidos do neoclassicismo são abandonados, e a veia romântica de Delacroix expressa-se em sua pintura. A obra é exposta no Salão de 1822 e recebe poucos elogios.

A Barca de Dante
A Barca de Dante

Texto encontrado no link:http://abstracaocoletiva.com.br/2012/11/02/romantismo-caracteristicas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário